quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Água



Fonte: http://www.cozinhatudo.com.br


Hoje é o dia internacional da água, esse elemento tão vital para todos os seres vivos do nosso planeta, onde a cada dia se faz necessário uma disseminação maior da sua importância, preservação e qualidade.
O Brasil possui a maior bacia hidrográfica do mundo em água doce da superfície e o que presenciamos é uma falta de cuidado dessa tamanha riqueza natural. Existe no mundo uma preocupação em relação a água potável levantando uma especulação de que este bem será, em um futuro próximo, motivo de disputa entre as grandes potencias no mundo globalizado.
Nós que Fazemos parte da Biblioteca não poderíamos de registrar que esse dia tão importante seja também de conscientização desse bem precioso.
Fonte: Josemy Barbosa da Silva




Fonte: http://www.escoltesiguies.cat





segunda-feira, 19 de março de 2012

Uso da Informação

O uso da informação é algo muito pessoal, pois o seu significado está ligado diretamente ao contexto e à utilidade a que a mesma servirá. Assim, uma determinada informação pode ter importância, valor e/ou fazer sentido para uma pessoa e no entanto não causar nenhuma mudança para outra. Para suprir suas necessidades os usuários fazem uso de canais de informação que se categorizam, de um modo geral, como formais e informais.

Fonte: Josemy Barbosa da Silva
                   Bibliotecário

terça-feira, 13 de março de 2012

Dia do Bibliotecário

No dia 12 de março comemoramos o dia do bibliotecário, parabéns a todos que exercem essa profissão com tanto brilho e dinamismo.
O bibliotecário é um profissional capacitado para atuar em qualquer unidade informacional, ele tem a missão disseminar a informação em qualquer tipo de suporte, passando primeiramente pela sua catalogação e todos os processos técnicos.

Abraços a todos os profissionais.



Fonte: Josemy Barbosa  da Silva

sexta-feira, 9 de março de 2012

Leitura

Na sociedade, a busca pela informação, pelo conhecimento tem sido um processo contínuo, seja pela percepção de que sem eles às pesoas ficariam excluídos socialmente, de que com estes não permaneceria no estado de ignorância neste novo panorama informacional, marcado pelo uso intensivo das tecnologias de informação e de comunicação.
O conhecimento pode ser encontrado através da leitura e esta, por sua vez, possibilita formar uma sociedade consciente de seus direitos e de seus deveres; possibilita que estes tenham uma visão melhor de mundo e de si mesmos.
Mas onde e como encontrar informação e/ou conhecimento? Qual (is) sujeito (s) poderia mediar as fontes de informação? A informação está disponível nas mais diversas fontes de informação, sejam formais – registrado - em livros, artigos, entre outros, sejam informais onde se destaca a conversa direta, face a face e se tem o acúmulo do conhecimento tácito ou implícito, fruto das experiências vivenciadas ao longo do tempo, da troca de informação, de conhecimento, - externalizados mas não registrados.

Fonte: Leila Souza

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia da Mulher

Nós que fazemos parte da Biblioteca parabenizamos todas as mulheres, em especial as do nosso municícipio, por esse dia muito significativo, pois esse dia é marcado não só pela beleza física e sim por suas lutas, conquistas e realizações alcançadas através de sua historia.
A mulher é a flôr mais linda que perfuma os nossos dias.
A mulher é as estrelas que nos guiam.
A mulher é a lua que iluminam as nossas noites.
Parabéns mulheres!!!!!!!!!!!
Parabéns! Fabiola Souza Amaral, Sandra Maria Amaral, Maria Souza Amaral e Lindinalva D. de C. Araújo. -  Funcionárias de nossa Biblioteca.

Fonte: Josemy Barbosa Da Silva
                   Bibliotecário

quarta-feira, 7 de março de 2012

Bibliotecas

É interessante saber que a palavra biblioteca tem sua origem nos termos gregos biblíon (livro) e theka(caixa), significando o móvel ou lugar onde se guardam livros.
Foi no Egito que existiu, desde o século IV a.C., a mais célebre e grandiosa biblioteca da Antiguidade, a de Alexandria, que tinha como objetivo reunir em um só ambiente todo o conhecimento humano. Seu acervo era constituído de rolos de papiro manuscritos – aproximadamente 60 mil, contendo literatura grega, egípcia, assíria e babilônica.
Porém com o assar do tempo o conceito e as explicações para a palavra biblioteca vêm se transformando e se adaptando no meio da própria história das bibliotecas. Para Fonseca (1992, p. 60), um novo conceito “é o de biblioteca menos como coleção de livros e outros documentos, devidamente classificados e catalogados do que como assembléia de usuários da informação”. Podemos dizer então que as bibliotecas não devem ser vistas como simples depósitos de livros. Elas devem ter seu foco voltado para as pessoas no uso que essas fazem da informação oferecendo meios para que esta circule da forma mais dinâmica possível.
As bibliotecas podem ser classificadas dependendo de suas atribuições, elas podem ser: públicas, privadas, esclares, especificas, universitárias, nacional, infantil entre outras.

Fonte: Graça Pimetel

terça-feira, 6 de março de 2012

Biblioteca pública e a sociedade da informação.

Desde o período colonial, as Bibliotecas públicas brasileiras ouco contribuem para a democratização do acesso à informação. Na sociedade da informação, o papel da biblioteca pública passa ser de vital importância na medida em que pode se tornar o grande centro disseminador da informação, atuando principalmente para diminuir as desigualdades existentes na sociedade injusta brasileira, pois pode oferecer produtos e serviços estruturados de acordo com as necessidades informacionais da comunidade onde ela atua.

Fonte: Emir José Suaidem
http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a07v29n2.pdf


segunda-feira, 5 de março de 2012

Bibliotecas Públicas

Biblioteca pública é um ambiente sociocultural que oferece produtos e serviços informacionais para toda comunidade que esta inserida. Ela deve possuir um acervo com ampla gama de assuntos em múltiplos suportes.
Para que uma biblioteca torne-se pública, é preciso assumir as seguintes funções: educativa, cultural, recreativa e informacional.

Fonte: Josemy Barbosa da Silva - Bibliotecário